Neuropsicopedagogia (informações)
Ana Lúcia Hennemann[1]-
Maio/2012 e reestruturado em novembro/2016
Nos últimos cem anos, nossa visão de como ocorrem os processos cerebrais vem sofrendo muitas mudanças. Novas concepções de estímulo-aprendizagem vem sendo reformuladas, diante às contribuições das Neurociências. Diferentes campos de conhecimentos perceberam a necessidade de agregar os estudos das neurociências aos seus. Sendo assim, começam a surgir interesse dos mais diversos campos da ciência, tais como: neurobiologia, neurofisiologia, neuroquímica, neuropediatria, neuropsicologia, neuropedagogia e também a Neuropsicopedagogia.
Para ter a especialização em “neuro” em qualquer área, faz-se necessária jornadas de muito estudo, pesquisa, conhecimento das funções cerebrais. Entretanto, cabe ressaltar que existem neurocientistas clínicos e experimentais, que conforme Bear (2008, p.14)
[...] a pesquisa em Neurociências (e os neurocientistas) pode ser dividida em dois tipos: clínicas e experimentais. Pesquisa clínica é basicamente conduzida por médicos. As principais especialidades dedicadas ao sistema nervoso humano são a neurologia, a psiquiatria, a neurocirurgia e a neuropatologia (Tabela 1.1). Muitos dos que conduzem as pesquisas clínicas continuam a tradição de Broca, tentando deduzir as funções das várias regiões do encéfalo a partir dos efeitos comportamentais das lesões. Outros conduzem estudos para verificar os riscos e os benefícios de novos tipos de tratamento.
Fonte: Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso - BEAR.2008
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Numa visão mais abrangente, pode-se dizer que Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. A Neuropsicopedagogia procura fazer inter-relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia. Nesse sentido a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) através do artigo 10º do Código Técnico Profissional da Neuropsicopedagogia, enfatiza que:
A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociências aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. (SBNPp – 2016, p.3)
A Neuropsicopedagogia enfoca a compreensão da relação entre funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, embasados na interface entre Neurociências Aplicada a Educação, Psicologia Cognitiva e Pedagogia em uma abordagem transdisciplinar, promovendo desta forma a identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens.
A SBNPp contextualiza o campo de atuação conforme o perfil profissiográfico do neuropsicopedagogo, ou seja, quem tem a titulação de CLINICO, trabalhará na especificidade do indivíduo e seu espaço de atuação pode ser: v “Setting” adequado para atendimentos individuais, como: consultório particular, espaços de atendimento (conhecidos também como clínicas); v Posto de Saúde; v CRAS (caso tenha autorização); v Terceiro Setor e Hospitais. Deve ser um trabalho focado em um plano de intervenção específico para atender necessidades individuais e trabalhar a aprendizagem visando a reintegração pessoal, social e educacional.
O neuropsicopedagogo que tem a titulação INSTITUCIONAL, trabalhará na coletividade dentro dos seguintes espaços de atuação: v Instituições escolares; v Centros e Associações Educacionais; v Instituições de Ensino Superior; v Terceiro Setor, como: ONGs, OCIPs entre outros.
A atuação institucional, nos cursos de neuropsicopedagogia pode vir associada a Educação Especial e Inclusão, como ocorre no CENSUPEG (Instituição pioneira no Brasil deste curso).
O Código Técnico Profissional da Neuropsicopedagogia que tem como objetivo maior estabelecer critérios e de orientar os profissionais da Neuropsicopedagogia no Brasil, traz no artigo 30º as orientações do trabalho a ser desenvolvido pelo Neuropsicopedagogo conforme seu contexto de atuação:
Clínico:
Institucional:
Entretanto, no mês de agosto de 2016, a SBNPp emitiu a NOTA TÉCNICA Nº 01/2016, especificando toda a atividade do neuropsicopedagogo, bem como, a regulamentação da sua formação.
É possível perceber que a SBNPp tem feito constantes articulações visando a melhoria da atuação profissional neuropsicopedagógica, algumas de interesse geral podem ser acessadas por todos interessados, mas há também divulgações técnicas, boletins informativos, artigos neuropsicopedagógicos, cursos e outros que somente sócios podem ter acesso.
Portanto, se você é neuropsicopedagogo acesse o site da SBNPp www.sbnpp.com.brinforme-se de como se associar a mesma, pois ela representa todas as temáticas desta área visando ser legítima e ética quanto ao envolvimento dos profissionais, tornando a Neuropsicopedagogia algo fundamental para a sociedade, seja como área do conhecimento e como atuação profissional, proporcionando soluções eficazes para os que dependerem dela. (SBNPp, 2016)
Fontes de Consulta:
BEAR, F. Mark. CONNORS, Barry. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. 3.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2008.
BRASIL. Pós-Graduação. Disponível online em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=349&id=387&option=com_content&view=article Acesso em 19/04/2012
CENTRO SUL-BRASILEIRO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - CENSUPEG. Neuropsicopedagogia Clínica. Disponível online em:http://www.censupeg.com.br/censupeg_site/index.php/onde-atuamos/sc/89-neuropsicopedagogia-clinica Acesso em 10/05/2012
RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia Clínica: Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Curitiba: Juruá, 2015.
SBNPp. O que Neuropsicopedagogia. Disponível no site: http://www.sbnpp.com.br/o-que-e-neuropsicopedagogia/
SBNPp. Código de Ética Técnico Profissional da Neuropsicopedagogia. Disponível online em:www.sbnpp.com.br
[1] Esp. Neuropsicopedagogia Clínica/ Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva/ Neuroaprendizagem/
Alfabetização/ Pós-graduanda em MBA em Coaching e Liderança para Gestão de Pessoas
Marcadores: Conceito de neuropsicopedagogia, Estudos, Neurociência, Neurocientistas, Neuropsicopedagogia,Neuropsicopedagogo, Papel do neuropsicopedagogo, Pós em Neuropsicopedagogia
Local: Novo Hamburgo - RS, Brasil
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Através do CENSUPEG você pode fazer esta pós, pode procurá-los pelo Facebook, ou então no site www.censupeg.com.br.
Abraços
Abraços,
Beth