terça-feira, 23 de abril de 2019

FACINTER.


FACINTER CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIATÂNIA MARA GRASSIAVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

CURITIBA2008AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA1.EOCAEntrevista Operativa Centrada na AprendizagemMaterial: Folhas de papel sulfite brancas, folhas de papel pautadas quadriculadas, folhas de papel colorido; lápis sem ponta, apontador, borracha, cola, tesoura, régua, caneta hidrocor,caneta esferográfica, lápis de cor, giz de cera, livros e revistas.Consigna: “Hoje eu trouxe estes materiais, para que você use aqui como quiser, para memostrar o que aprendeuo que sabe fazer ou o que lhe ensinaram.”2.CNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS:
Vínculo Escolar: Par educativo; Eu e meus companheiros; Esquema de sala de aula.
Vínculo Familiar: O plano de minha casa; Os quatro momentos de um diaFamíliaeducativa.
Vínculo consigo mesmo: O desenho em episódios; Dia do meu aniversário; Minhas férias.3. PROVAS DO DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO DE PIAGET4. AVALIAÇÃO PSICOMOTORA E TRIAGEM SENSORIAL5. AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA:
Leitura;
Escrita;
Interpretação;
Conceitos lógico-matemáticos;
Conceitos de história, geografia e etc.6.EXAMES COMPLEMENTARES:
 Neurológico;
Audiométrico;
Oftalmológico;
Psicológico;
Outros que sejam necessários.7.OBSERVAÇÕES:
Lúdica
Participativa ou exploratória: em sala de aula, no recreio, em aulas especiais.8.ENTREVISTAS:
Anamnese - realizada com os pais do avaliando
Entrevista com a(s) professora(s), com a orientadora e outros profissionais.2

FUNÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA:
Identificar;
Localizar;
Investigar;
Analisar;
Interpretar;
Prescrever;
Encaminhar;
Atender as fantasias dos pais;
Orientar o núcleo familiar, a escola e demais profissionais;
Prognosticar;
Prevenir o aparecimento de outras patologias, deficiências ou dificuldades.INSTRUMENTOS:
EOCA: Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem - onde se detectam os sintomas ese hipotetiza sobre as causas e como emergem esses sintomas.
TESTES: é um segundo sistema de hipóteses. Há dois grupos de testes: os Psicológicos eos Pedagógicos.a) Testes Formais Psicológicos (de uso exclusivo dos psicólogos). b)Testes Informais: Provas Piagetianas que têm como objetividentificar o nível evolutivoem que a criança se encontra, desenho livre, Provas projetivas psicopedagógicas (Visca),Audibilização, Ditado Topológico...c)Provas Psicomotoras.d)Provas Pedagicas: donide contdosicos, oralidade, leitura, escritematemática.e)Provas acadêmicas: conteúdos básicos de cada disciplina escolar.f)Provas SensoriaisSenso-percepçãvisual Testde Snellen) auditiva (Teste dediscriminação auditiva)
ANAMNESE: Entrevista com os pais sobre a história pregressa da criança. Deve ser aberta, situacional e histórica.
VISITAESCOLAENTREVISTCOPROFESSORE/OUCOORDENADORA.
OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA EM SALA DE AULA E ATIVIDADES EXTRA-CLASSE.
OBSERVAÇÃO LÚDICA.
IMAGEM DO SUJEITO: momento em que se formula a terceira parte das hipótesesatravés da análise dos momentos históricos e ahistóricos, energéticos e estruturais dosujeito.
ELABORAÇÃO DE INFORME DIAGNÓSTICO
DEVOLUTIVA: feita aos pais e depois à criança, respeitando a idade da criança, o nívelcultural dos pais. Pode ser feita também com a professora ou coordenadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário