FACINTER CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIATÂNIA MARA GRASSIAVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
CURITIBA2008AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA1.EOCA: Entrevista Operativa Centrada na AprendizagemMaterial: Folhas de papel sulfite brancas, folhas de papel pautadas e quadriculadas, folhas de papel colorido; lápis sem ponta, apontador, borracha, cola, tesoura, régua, caneta hidrocor,caneta esferográfica, lápis de cor, giz de cera, livros e revistas.Consigna: “Hoje eu trouxe estes materiais, para que você use aqui como quiser, para memostrar o que aprendeu, o que sabe fazer ou o que lhe ensinaram.”2.TÉCNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS:
•
Vínculo Escolar: Par educativo; Eu e meus companheiros; Esquema de sala de aula.
•
Vínculo Familiar: O plano de minha casa; Os quatro momentos de um dia; Famíliaeducativa.
•
Vínculo consigo mesmo: O desenho em episódios; Dia do meu aniversário; Minhas férias.3. PROVAS DO DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO DE PIAGET4. AVALIAÇÃO PSICOMOTORA E TRIAGEM SENSORIAL5. AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA:
•
Leitura;
•
Escrita;
•
Interpretação;
•
Conceitos lógico-matemáticos;
•
Conceitos de história, geografia e etc.6.EXAMES COMPLEMENTARES:
•
Neurológico;
•
Audiométrico;
•
Oftalmológico;
•
Psicológico;
•
Outros que sejam necessários.7.OBSERVAÇÕES:
•
Lúdica
•
Participativa ou exploratória: em sala de aula, no recreio, em aulas especiais.8.ENTREVISTAS:
•
Anamnese - realizada com os pais do avaliando
•
Entrevista com a(s) professora(s), com a orientadora e outros profissionais.2
FUNÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA:
•
Identificar;
•
Localizar;
•
Investigar;
•
Analisar;
•
Interpretar;
•
Prescrever;
•
Encaminhar;
•
Atender as fantasias dos pais;
•
Orientar o núcleo familiar, a escola e demais profissionais;
•
Prognosticar;
•
Prevenir o aparecimento de outras patologias, deficiências ou dificuldades.INSTRUMENTOS:
•
EOCA: Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem - onde se detectam os sintomas ese hipotetiza sobre as causas e como emergem esses sintomas.
•
TESTES: é um segundo sistema de hipóteses. Há dois grupos de testes: os Psicológicos eos Pedagógicos.a) Testes Formais Psicológicos (de uso exclusivo dos psicólogos). b)Testes Informais: Provas Piagetianas que têm como objetivo identificar o nível evolutivoem que a criança se encontra, desenho livre, Provas projetivas psicopedagógicas (Visca),Audibilização, Ditado Topológico...c)Provas Psicomotoras.d)Provas Pedagógicas: domínio de conteúdos básicos, oralidade, leitura, escrita ematemática.e)Provas acadêmicas: conteúdos básicos de cada disciplina escolar.f)Provas Sensoriais: Senso-percepção visual ( Teste de Snellen) e auditiva (Teste dediscriminação auditiva)
•
ANAMNESE: Entrevista com os pais sobre a história pregressa da criança. Deve ser aberta, situacional e histórica.
•
VISITAS A ESCOLA, ENTREVISTA COM A PROFESSORA E/OUCOORDENADORA.
•
OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA EM SALA DE AULA E ATIVIDADES EXTRA-CLASSE.
•
OBSERVAÇÃO LÚDICA.
•
IMAGEM DO SUJEITO: momento em que se formula a terceira parte das hipótesesatravés da análise dos momentos históricos e ahistóricos, energéticos e estruturais dosujeito.
•
ELABORAÇÃO DE INFORME DIAGNÓSTICO
•
DEVOLUTIVA: feita aos pais e depois à criança, respeitando a idade da criança, o nívelcultural dos pais. Pode ser feita também com a professora ou coordenadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário