terça-feira, 23 de abril de 2019

CONS. NAC. DE EDUCAÇÃO.

 
Organização nos termos da Resolução CES 01/2007 do Conselho Nacional de Educação
OBJETIVOS:
 Qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica/técnica para o exercício da Neuropsicopedagogia Clínica.
 Capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.
 Adquirir clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo.
 Compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.
PÚBLICO-ALVO:
 Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia ,Terapia Ocupacional entre outros cursos de áreas afins.
MATRIZ CURRICULAR
:
Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos e Atuação Profissional Fundamentos da Neurologia Neurofisiologia: O Funcionamento do cérebro e bases da Plasticidade Cerebral na gestação, infância e adolescência Neuropsicofarmacologia e CID Bases Neurobiológicas da Aprendizagem Educação Especial Inclusiva Fundamentos e prática em equipe multiprofissional I
 –
 Comportamento Motor Fundamentos e prática em equipe multiprofissional II
 –
 Emoção e Comportamento Social Fundamentos e prática em equipe multiprofissional III
 –
 Atenção; Memória; Inteligência Fundamentos e prática em equipe multiprofissional IV
 –
 Linguagem (Leitura e Escrita) Fundamentos e prática em equipe multiprofissional V
 –
 Habilidades Matemáticas  Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica Estágio I
 –
 Neuropsicopedagogia Clínica Estágio II
 –
 Neuropsicopedagogia Clínica Estágio III
 –
 Neuropsicopedagogia Clínica
 
Metodologia da Pesquisa* Didática e Metodologia do Ensino Superior* Estudos Independentes, Monografia e/ou Artigo Científico
CARGA HORÁRIA: 600h/a
Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na grade curricular, visando à otimização do curso. (*) Estas disciplinas serão desenvolvidas por situações de Aprendizagem na Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário